quinta-feira, 19 de novembro de 2015

RELAÇÃO ENTE BIOTECNOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. 



Quando se fala em biotecnologia, podemos pensar em várias áreas, como nos alimentos, remédios, gasolina e várias outras coisas que se faz presente no dia cotidiano. Porém, fica uma pergunta no ar: será que a biotecnologia só existe benefícios?
Atualmente o ser humano prega a praticidade, rapidez e eficiência em tudo no dia a dia , assim a biotecnologia vem ajudando em todos os aspectos principalmente no mundo farmacêutico e na agricultura.
Um dos primeiros problemas visto na biotecnologia está na sua definição, que diz o seguinte : é o estudo e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos; tecnologia desenvolvida a partir de conhecimentos de uma ou de várias áreas da biologia, ger. com finalidade produtiva.  Também afirmando ORSENIGO (1989) Compreende uma ampla gama de atividades de produção de bens e serviços a partir do potencial dos seres vivos e nessa amplitude existem alguns dos problemas de interpretação. Em algumas ocasiões é utilizado de uma maneira mais concreta para referir-se às atividades que surgem por modificação genética de ditos organismos, conhecida também como nova biotecnologia. 
Outro ponte negativo quando ligamos biotecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, é o fato da principal preocupação dos ambientalistas que consiste em atos que possam gerar recombinação genética, para os mesmo, esse fato pode causar em que existiria a possibilidade de comercializar uma grande variedade de organismos modificados geneticamente. Como a sustentabilidade trata de usufruir dos recursos do planeta sem comprometer nem modificar o meio ambiente as futuras gerações.
Assim, para alguns a biotecnologia pode ser uma arma perigosa, pois pode oferecer possíveis riscos a saúde, meio ambiente sendo que não se conhece ainda o limite e nem todos os perigos que ela pode apresentar.

Pode-se até mesmo pensar que a biotecnologia é algo mau para o planeta terra, porém, não se resume bem assim. A biotecnologia é fundamental, por exemplo, no ramo de alimentos onde a produtividade e a qualidade dos alimentos são bem melhores do que se eles fossem produzidos da forma convencional. Já quando falamos em meio ambiente, a biotecnologia ajuda do sentido de ajudar o solo, com a aplicação de técnicas o alimento e  consequentemente o solo podem receber bem menos venenos e além disso proporcionar alimentos com mais nutrientes, ricos em vitamina e resistentes a pragas que porventura possam tentar atacar a plantação. Lembrando que a biotecnologia não cria o que não pode ser criado, podendo ser definida como um elemento que aprimora os recursos que a Natureza nos oferece.




REFERENCIAS 
ORSENIGO, L. The emergence of biotecnology Institutions. London: Printer Publishers. 1989.

Redação CIB –, Biotecnologia e meio ambiente, uma associação a favor da sustentabilidade - Junho de 2013; Disponível em :< http://cib.org.br/em-dia-com-a-ciencia/biotecnologia-e-meio-ambiente-uma-associacao-a-favor-da-sustentabilidade/>