quinta-feira, 17 de julho de 2014

As etapas de instalação de um aterro sanitário e as vantagens dos aterros controlados.



Diariamente utilizamos varias coisas, desse consumo jogamos fora e ate em lugares inadequados o conhecido lixo ou resíduos sólidos. mas, pra onde vão depois que descartamos e o carro de lixo recolhe de nossas casas?
aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Este é coletado através de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazão e  os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.
O aterro sanitário é uma forma elaborada para melhorar o despejo do lixo diário. Muitas vezes podemos confundi lixões com aterros sanitários, mas, são diferente. vamos saber o por que.. . 







aterro controlado é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula adjacente ao lixão que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama (idealmente selado com manta impermeável para proteger a pilha da água de chuva) e captação de chorume e gás. Esta célula adjacente é preparada para receber resíduos com uma impermeabilização com manta e tem uma operação que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diária da pilha de lixo com terra ou outro material disponível como forração ou saibro. Tem também recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de lixo, diminuindo a sua absorção pela terra ou eventualmente outro tipo de tratamento para o chorume como uma estação de tratamento para este efluente como vimos no esquema abaixo:














Leia mais em : http://www.resol.com.br/cartilha4/manual.pdf