quinta-feira, 24 de abril de 2014

O mundo que é a escola



O mundo não anda mesmo muito bem. Todo mundo sabe, todo mundo fala. Mas o que é que nós podemos fazer para mudar isso? Tem que começar de algum jeito. Acredite. Juntos nós podemos mudar a nossa escola, a nossa rua, a nossa cidade, o nosso país. Eu posso, você pode, nós podemos mudar o mundo. E essas atitudes podem começar a serem feitas dentro da escola.



A escola de massas, onde um professor ensina ao mesmo tempo e no mesmo lugar dezenas de alunos, nasceu com a revolução industrial mas chegou ao século XXI. Em dois séculos, mudaram os estudantes, mudou a sociedade e mudou o mercado de trabalho. Quando mudará a escola?

Graças a Deus a escola mudou, quando comparamos a do século XXI.
A escola é mundo de aprendizagem, de saberes e o lugar as crianças conhecem o mundo antes de enfrentá-lo.
Hoje em dia, algumas escola procuram ensinar aos alunos formas de combater a fome, ressaltam a igualdade racial e igualdade entre sexos opostos entre outros. Ainda sim, tem muito o que ser aprimorado.
 
 O papel de qualquer escola deve sempre estar ligado aos seus ideais, no que deseja aos seus estudantes e à atuação destes dentro do grupo a que pertencem. 

O compromisso dos educadores vai além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados no decorrer da História e preparar os que estão sob sua responsabilidade somente para o mercado de trabalho, mesmo sabendo que vivemos numa sociedade capitalista onde o individualismo reina absoluto. 

A preocupação da escola é a de fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e afetivamente, apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos. Uma apropriação significativa tanto para si como para o outro, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela transformação da realidade em que está inserido. 

 É importante perceber que as ações de ensinar e aprender não são somente atividades escolares. São ações que ocorrem durante a vida inteira, em todos os lugares, em todas as idades. Sempre haverá entre aqueles que aprendem e o objeto a ser aprendido, um mediador, um educador. Portanto, entende-se o termo "professor" como algo muito restrito, pois coloca o aprender a uma situação artificial e distante da vida, significa alguém que "professa o que sabe para seus alunos" (a = não; lunos = sem luz; aquele que não tem luz própria), portanto, o aluno seria um mero ouvinte. 

LEIA MAIS EM :
  •  http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=6040 Acessado em 23/04/2014 às 11:50
  • http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-papel-da-escola-e-do-professor-na-construcao-do-saber-critico-do-aluno-1361189.html  Acessado em  24/04/2014 às 09:00






Um comentário:

  1. É muito importante ressaltar a parte que fala que: As ações de ensinar e aprender não são somente atividades escolares, essas ações são de responsabilidades primeiramente da família, que tem papel fundamental no bom desenvolvimento da criança e do adolescente.

    ResponderExcluir