segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Pro dia nascer feliz"






Um dos melhores documentários já feitos, “pro dia nascer feliz” realizado entre 2004 e 2005 por João Jardim, mostra a tremenda realidade com detalhes específicos da vida do adolescente em quatro escolas brasileiras. Em Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e no Rio de Janeiro, todas elas são públicas. Há também uma escola em São Paulo, particular, em um bairro de elite. O filme começa com dados da educação da década de 1960 na voz de um locutor, provavelmente do Canal Cem, informativo de meados do século XX, feito para o cinema e que passava antes das sessões. As frases vão repetindo o bordão que conhecemos tão bem e que ainda hoje se repete, sobre a precariedade “da educação” no Brasil. Sem falar na estrutura da escola que é mostrado com todos os detalhes, exibindo a realidade da escola em questão narrado pelos próprios alunos.
Desde o sertão de Pernambuco, João Jardim entrevista estudantes e professores e descreve os ambientes e rituais escolares. Ao estilo de François Truffaut, consegue aproximar meninos e meninas da elite paulista com estudantes das escolas públicas nas periferias das três grandes cidades brasileiras.
O espectador não sai desse filme imune à crueza da vida desses adolescentes, e dos professores que se dedicam à difícil tarefa de educar 95% de jovens brasileiros com os meios precários de que dispõem e inseridos na cultura da repetência, expressão cunhada por Sergio Costa Ribeiro seguindo os passos de Teixeira de Freitas, que nos anos 1940 descobriu os princípios de organização da vida escolar brasileira. João Jardim expõe, especialmente, um dos cerimoniais mais chocantes da escola, o famoso conselho de classe, que nunca havia sido filmado, e mostra a difícil escolha de Sofia que cabe aos professores em seu papel de mestres.




O mais impactante é que  O sofrimento, a solidão e os sonhos de jovens brasileiros são narrados por suas próprias vozes. 

Vendo esse documentário, tive a sensação que a nossa educação tem sim muito que melhorar, que os alunos, ou a maioria deles, não se balizam apenas no que é ensinado na escola.  Com certeza, quem assiste esse documentário sai como tivesse assistido o novo cenário da educação do Brasil.

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU ACESSADO EM 28/04/2014 ÀS 13:35


Nenhum comentário:

Postar um comentário